sábado, 8 de agosto de 2015

Matando a Picanha





Romanos 7.15-25

A maior guerra que o Cristão tem não é contra demônios, não é contra Deus, não é contra principados nem potestades, nem conta os ateus, mas contra nós mesmos. Quantas vezes nós falamos que “não queremos mais fazer isso, ou fazer aquilo porque agora eu sou de Deus” e sempre voltamos a fazer? Quantas vezes nós não ouvimos por aí “Ahhhh, mas a carne é fraca!” como desculpas para praticarmos aquelas velhas obras?

Somos seres espirituais que habitamos em um corpo

O homem é formado por corpo, alma e espírito, ou seja, somos seres tricotômicos. Costumo ensinar que somos seres espirituais, que temos uma alma (nossas emoções e sentimentos) e que habitamos em um corpo físico.
Quando nos convertemos, nós recebemos a natureza de Cristo. O texto de II Coríntios 5.17 declara: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Também recebemos o Espírito Santo em nós: “e Jesus assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20.22). Entretanto a velha natureza permanece. Se não tomarmos bastante cuidado com os nossos desejos, a nossa carne pode se tornar uma picanha bem gorda. Picanha é tudo aquilo que nos afasta de Deus.

Identifique qual o nome da sua picanha e que açougue a fornece

Recentemente uma propaganda de carne bovina feita pelo ator Tony Ramos e pelo cantor Roberto Carlos tem feito muito sucesso. É um comercial de TV muito simples e que tem um objetivo muito simples também: deixar na mente das pessoas o nome da marca da carne bovina (até hoje eu sei o nome dessa marca, apesar de nunca ter comprado dela).

Em Tiago 1.14-15, temos: "Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.". A palavra de Deus em Tiago no diz que somos tentados naquilo que mais queremos ou desejamos. O texto diz também que ninguém é tentado por Deus e que o pecado, quando consumado, gera a morte. Isso quer dizer que nós temos que identificar exatamente aquilo que nos atrai e que pode nos levar ao pecado e consequentemente ao afastamento de Deus. Algumas coisas que podem estar sendo a nossa picanha suculenta de hoje: Trabalho, escola, faculdade, namorado(a), esposo(a), internet, celular, computador, Facebook, Twitter, Instagram, Baladas, etc.

Temos que perceber quando nossa picanha está assando

Quando fazemos um churrasco, a picanha não assa de uma vez. Você tem que comprar o carvão, preparar a churrasqueira, acender o fogo, esperar as chamas subirem, cortar a picanha, colocar na grelha e depois na churrasqueira. E estamos atentos a tudo isso para que a nossa picanha não asse demais ou então o churrasco se tornará em uma farofa com vinagrete e algumas bistecas (tem que goste de bisteca!).

Na nossa vida espiritual não é diferente. Temos que sempre estar atento à altura das chamas, à aparência da carne, de que tal forma que ela não passe do ponto. Se descuidarmos nossa picanha assa!

Veja o caso de Davi! Ele esta no palácio observando Bate-Seba não sabendo ele que a sua picanha já estava assando (II Samuel 11.1-3). Veja os três erros no churrasco de Davi:
Deixou a sua responsabilidade como rei. Enquanto Davi deveria estar realizando suas responsabilidades reais, ele estava descansando. A nossa picanha começa a assar quando deixamos de atentar para as nossas responsabilidades mais básicas de cristão, tais como orar, ler a Bíblia, jejuar, se congregar, ter comunhão com os irmãos. E todas tem que ser praticadas, não apenas uma ou outra.
Davi não estava mais no centro da vontade de Deus. A vontade de Deus era que Davi estivesse na guerra juntamente com os seus exércitos, guerreando como um grande guerreiro que ele sempre fora. Entretanto, Davi preferiu ficar no seu palácio. Quando não estamos no centro da vontade de Deus, a nossa picanha começa a assar.
Davi ultrapassou o limite: Bate-Seba era casada, mas Davi não levou em consideração tal fato, talvez por se achar rei, infalível, acima de qualquer um, e desejou ter Bate-Seba. Uma das coisas que eu já aprendi nesses anos que o Senhor Deus me permitiu viver nesta terra é que: tudo nesta vida tem limite! E quando ultrapassamos os limites que a vida nos coloca, nós estamos totalmente suscetíveis de sofrer as consequências de ultrapassar esses limites. Com o pecado é a mesma coisa: o pecado não é algo que é consumado instantaneamente. Ele é algo que acontece de forma progressiva e sempre existe o momento de dizer não.

O cheiro da nossa picanha tem que nos incomodar até o ponto de sabermos o momento certo de jogar água no churrasco. Só que estamos muito mais preocupados com o churrasco dos outros irmãos que esquecemos o nosso. E aí, quando percebemos, a nossa picanha já está pronta para ser comida, suculenta e saborosa!

Matar a nossa picanha comendo comidas espirituais

Mesmo depois de novas criaturas em Cristo Jesus, os nossos desejos carnais continuam com a nossa velha natureza e se não tomarmos cuidado, eles poderão tomar conta das nossas vidas novamente. O apóstolo Paulo nos ensina "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." (Gálatas 5.17) e nesse sentido não podemos baixar a guarda nunca.

Lembro-me do Monstro de Lixo do Spectreman. Ele crescia se alimentando de lixo. Quanto mais lixo ele comia, mais forte e alto ele ficava. Ao invés de ficarmos comendo muito lixo que encontramos por aí, temos que matar a nossa picanha comendo comidas espirituais que edificam.

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gl 2.22

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gl 6.14

"Portanto, fazei morrer a vossa natureza, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, a avareza que é idolatria. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente." Cl 3.5-8



“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias.” Isaias 61.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário