(Mensagem baseada no vídeo "Você irá sofrer" de John Piper que você pode encontrar no Youtube)
Queria começar esta mensagem fazendo
uma pergunta: Você é feliz? Se fizéssemos essa pergunta a uma pessoa que não
teme a Deus, um ímpio, ele com certeza responderia: “eu sou feliz por que não
tenho problemas, ou por que tenho dinheiro, ou por que tenho saúde, ou por que
eu não sofro”. Isso era o que um ímpio responderia. Se fizéssemos essa mesma
pergunta a um monge recluso em seu mosteiro, ele diria que é feliz “por que a
santidade, meditação e sacrifício é o que realmente importa nesta vida”. Se
fizéssemos esta mesma pergunta a um cristão, muito provavelmente ele
responderia que é feliz “por que sirvo a Deus, vou à igreja as quintas, aos
domingos, tenho comunhão com meus irmãos, a minha vida está muito boa com
Cristo”. Se fizéssemos essa pergunta ao Pr. Yousef Nadarkhani, o pastor
iraniano que passou três anos presos devido a ter pregado o Evangelho de Cristo
a muçulmanos e foi solto recentemente, ele com certeza diria: “sim, sou feliz
por que estou sofrendo por Cristo. Por que tudo que tenho passado em
sofrimentos nesta carne, tem servido para manifestar a glória de Deus aonde
quer que eu vá.”
Mateus 16.24
Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após
mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”
Mateus 10.21
O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai, o seu filho;
filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão. E odiados de todos serei por
causa do meu nome.
João 16.1,2
Eu lhes tenho dito tudo isso para que vocês não venham a tropeçar.
Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar
pensará que está prestando culto a Deus.
2 Timóteo 3.12
De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus
serão perseguidos.
1 Pedro 4.12,15
Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para
os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à
medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua
glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
Romanos 8.17-19
“Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e
co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que
também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais
não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”
Atos 5.41
“Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados
dignos de receberem sofrimento por causa do nome de Jesus.”
2 Timóteo 1.8
“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim,
que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo
evangelho, segundo o poder de Deus.”
Mesmo que muitos não aceitem ou
queiram ensinar o contrário ou acham que isso já está ultrapassado e serviu
apenas para a igreja primitiva, nós
devemos sofrer por causa da pregação do Evangelho. Se nossa vida cristã
está "muito boa", tem algo muito errado. Muito sangue já foi
derramado até que a nós chegasse a revelação de Cristo como Senhor e Salvador
do mundo. Muito sangue ainda tem sido derramado nos dias de hoje por essa mesma
revelação. O que nós temos feito por essa revelação? Temos sofrido o bastante
para sermos dignos de viver por Ele?
1. Devemos sofrer por Cristo
Filipenses 1.29
“Pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo,
mas também de sofrer por ele.”
Não recebemos de Deus apenas a graça de crer em Cristo, mas também
Deus nos deu a graça de sofrer, de padecer por Cristo.
Paulo nos ensina que não recebemos de
Deus a graça apenas para crer, pois através da graça temos a fé e a fé nos
aproxima de Cristo, e temos contato com Cristo e todos os benefícios. Mas
também recebemos a graça de padecer por Cristo.
Por que Paulo ensina isso?
Quando Paulo escreve aos filipenses
ele estava preso em Roma e sofrendo todas as conseqüências que uma vida
carcerária pode trazer. Então Paulo explica aos Filipenses que a dádiva não é
só a fé, mas também o sofrimento. Por quê? Por que por causa da prisão de
Paulo, do sofrimento de Paulo, muitos irmãos começaram a pregar o Evangelho.
Filipenses 1.12:
“Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao
contrário, servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se
evidente a toda a guarda do palácioc e a todos os demais que estou na prisão
por causa de Cristo. E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela
minha prisão, estão anunciando a palavrad com maior determinação e destemor.”
2. Falta a nossa oferta para o sofrimento para
completar as aflições de Cristo
Colossenses 1.24-29:
“Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu
corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a
igreja. 25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade, por Deus a
mim atribuída, de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus, 26 o mistério
que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a
seus santos. 27 A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentiosd a gloriosa
riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. 28 Nós o
proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que
apresentemos todo homem perfeito em Cristo. 29 Para isso eu me esforço, lutando
conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.”
Segundo John Piper, o texto de Cl 1.24
é quase uma heresia. Quase. Paulo dizer que em seu corpo caído e pecador, ele
completa o sofrimento de Cristo? Mas graças a Deus que temos a revelação do
Espírito de Deus para que possamos entender o que o apóstolo da cruz diz. Paulo
não quis dizer que na obra redentora na cruz realizada por Cristo ainda falta
alguma coisa para que nossos pecados fossem justificados e ele, Paulo, iria
acrescentar algo para que essa obra fosse completa. Isto sim seria heresia. O
sofrimento de Cristo como obra de justificação de nossos pecados e redenção do
homem é completa.
O que Paulo quis dizer deve ser a
mesma coisa que nós deveríamos dizer hoje: “com
a ajuda de Deus vou completar o que falta das aflições de Cristo na minha casa,
no meu trabalho, na minha escola, para as pessoas que ainda não conhecem o
evangelho.”. Isso quer dizer que nós não acrescentamos valor de compensação da
morte de Cristo, mas que acrescentamos aos nossos próprios corpos a extensão do
sofrimento daqueles por quem Ele morreu.
Filipenses 2.30:
“Porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a
vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar.”
Relação do sofrimento de Cristo em
favor da igreja (Cl 1.24) e o sofrimento de Epafrodito em favor de Paulo (Fp
2.30). A igreja em Filipos tinha algo a
oferecer a Paulo, uma oferta de amor sacrificial. Só que faltava eles oferecerem
esse presente pessoalmente, por que isso era impossível. Então Epafrodito vai e
se apresenta a Paulo como o supridor dessa falta pelo filipenses.
Quando Paulo diz: “Agora me alegro em
meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de
Cristo”, ele quer dizer: Cristo morreu pela humanidade, morreu pelas pessoas da
nossa família, do nosso trabalho, da nossa escola, universidade. O débito do
homem para com Deus foi pago através do sofrimento e morte de Cristo. Pessoas
não alcançadas receberam o pagamento da sua dívida através de Jesus. O problema
é que elas não sabem. Não podem provar. Não podem experimentar o que é viver
com Deus.
Está faltando algo neste sofrimento.
Você pode dizer “mas é óbvio que o
Evangelho tem que ser difundido”, mas não era isso que Paulo queria dizer, mas
sim é através do nosso corpo e do nosso
sofrimento que os sofrimentos de Cristo chegam as pessoas não alcançadas.
Pensem em como começou o Cristianismo
começou e chegou até nós. Pensem em quanto sangue foi derramado, em quantas
noites foram passadas em claro, em quantas dores foram sentidas nos corpos das
pessoas que entregaram a sua vida por amor ao sofrimento de Cristo. Tudo isso
para que a mensagem de amor e sofrimento de Cristo pudesse ser passada para
cada pessoa.
Um grande homem de Deus disse: “A cruz de Cristo serviu para a
reconciliação. A nossa cruz é para propagação.”
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